(42) 3577-0141

©2019 by ComunicaCell Assistência Técnica. Proudly created with Wix.com

 
Buscar
  • Laynara Bendlin

Molhou seu smartphone? Descubra como salvar o celular molhado e evitar estragos


Molhou seu aparelho? Não se desespere!

Muitos artigos e sites sugerem como última opção levar o aparelho molhado à assistência técnica, porém essa dica não é a mais adequada. Isso porque, mesmo que você consiga ressuscitar seu aparelho em um primeiro momento, é impossível retirar toda a oxidação do celular em casa, fazendo com que você apenas adie o problema, apenas as assistências técnicas têm os produtos e insumos necessários para dar um "banho químico" no aparelho e retirar toda a oxidação decorrente da água existente nele.


Porém, caso você esteja em uma situação na qual não possa levar seu aparelho até a assistência técnica, experimente executar esta sequência de passos. Mas lembramos: isto não garante que seu celular volte a funcionar.


1. Retire o celular da água e desligue-o

Na poça ou na privada, retire seu celular imediatamente de onde ele foi derrubado. Após retirá-lo da água, caso ele não tenha desligado automaticamente ao ser molhado, desligue-o para evitar o maior comprometimento do sistema interno do aparelho.


2. Retire a bateria, cartão SD e cartão SIM

Caso a bateria do seu celular seja acessível e removível, retire-a do aparelho o quanto antes, pois ela é o que armazena e fornece eletricidade para o aparelho, assim, quando você retira a fonte de energia, você evita danos maiores. Além da bateria, tudo que puder ser desencaixado do aparelho deve ser colocado para secar à parte.


Uma pequena dica: nunca use papel higiênico ou guardanapo para secar seu celular ou suas peças, pois isso pode fazer com que peças e fragmentos se soltem e danifiquem o funcionamento de seu aparelho, além disso, você também nunca deve usar o secador de cabelo para secar seu celular molhado, já que o calor excessivo pode aquecer o display e outros componentes internos do dispositivo, fazendo com que eles queimem e parem de funcionar. Mesmo que você utilize o secador no modo "frio", a rajada forte de vento pode levar a água diretamente para uma parte mais interna do aparelho, fazendo com que ele pare de funcionar de vez.


O correto é secar os componentes do aparelho de forma delicada utilizando um pano ou toalha secos. Você provavelmente não conseguirá secar as partes internas do celular, mas tente pelo menos deixar todas as partes expostas bem enxutas.


3. Jamais coloque o celular para carregar A água é condutora de eletricidade e ao colocar o celular para carregar são inseridos elétrons através do carregador para dentro do aparelho. Por estar molhado internamente pode fechar “curto circuito” nos componentes internos, danificando ainda mais o aparelho.

Colocar dentro do arroz cru: Mito ou Verdade?

Arroz cru, sílica gel, areia higiênica para gatos... São muitos os itens domésticos utilizados para retirar a umidade do aparelho.

Você pode até ter utilizado alguma dessas táticas e ter dado certo porém essa informação é um MITO. O arroz pode até absorver a umidade e fazer seu aparelho funcionar em um primeiro momento, mas a umidade que ele e outros itens "puxam" é superficial, ou seja, não atinge a parte dos componentes internos e das blindagens de proteção existentes no aparelho, fazendo com que provavelmente ele venha a apresentar novos defeitos em breve.


Após executar os passos acima e deixar seu aparelho o mais enxuto possível, tente deixá-lo em um ambiente seco e arejado por até 48 horas. Novamente, não há qualquer garantia que isso vai fazer com que seu aparelho volte a funcionar, mas são algumas dicas que podem salvá-lo até você conseguir levar para uma assistência técnica de confiança.

O que achou da nossa lista de dicas sobre o que fazer quando o seu smartphone cai na água? Nós conseguimos te ajudar a salvar o seu celular? Conta pra gente nos comentários! Lembre-se que a melhor coisa a se fazer é correr para a assistência técnica!


Fonte: http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=7471 ; https://www.makeuseof.com/tag/how-to-save-a-wet-cell-phone-or-tablet/ .


#celularmolhado; #oxidação; #arrozcru; #wetphone; #desoxidação; #banhoquímico

25 visualizações